segunda-feira, 11 de agosto de 2014

COMO USAR UMA FONTE DE COMPUTADOR PARA ILUMINAR A MAQUETE?

A iluminação de uma maquete é indispensável,  e existem diversas formas de fazer isso. A que sugerimos é utilizar uma fonte de computador.
Na iluminação de uma maquete, de um modo geral,  recomenda-se utilizar lâmpadas de baixa voltagem (6, 12 ou 16 V), e jamais fazer a iluminação com a voltagem em 127 ou 220 volts, pelo evidente risco que se corre num eventual curto circuito.
Mandar enrolar uma fonte específica para essas voltagens e que disponibilize uma amperagem bem alta fica muito caro, mas as fontes de computador se revelam extremamente baratas e adequadas para a nossa finalidade. Desde, é claro, que você respeite a quantidade de lâmpadas que podem ser ligadas a ela (veja comentário abaixo). Essas fontes de computador podem ser obtidas nas oficinas de assistência técnica a um preço bem acessível.
A fonte que nos interessa é a fonte ATX. Na realidade  essa nomenclatura é relativa à placa mãe, desenvolvida pela  Intel® a partir de 1995, mas como para essa nova placa havia a necessidade de uma fonte mais “poderosa” para suportar os novos processadores, essa nova fonte acabou ficando conhecida com a mesma sigla que pertence à placa.

Para simplificar, quanto às conexões elétricas, seletor de voltagem e chave liga/desliga,  vou dizer que existem dois tipos, cujas fotos coloco abaixo.



Como se pode notar na primeira foto, essa fonte tem uma chave (no círculo vermelho)  muito adequada para você ligar/desligar a iluminação da maquete. Embora a outra fonte (foto2) não tenha a chave liga-desliga, ela também  funciona vinculada à placa mãe, isto é: ambas são desligadas pelo sistema operacional (Windows ou Linux).
Lembramos, também,  que essas fontes nos oferecem corrente contínua, muito adequada às diversas aplicações que pretendemos.
As fontes são fornecidas com as mais diversas potências e amperagens (veja abaixo dois exemplos de placas com as especificações técnicas).  
Quando você for calcular se a fonte vai aguentar ou não a amperagem relativa ao total de lâmpadas, se for em 12 volts leve em consideração o número que aparece no retângulo vermelho das fotos abaixo, a amperagem de saída. Se estiver utilizando uma fonte usada, dê uma margem de segurança para evitar que a sobrecarga desarme a fonte (se ele tiver proteção contra queima). 
Você vai saber a carga total medindo a amperagem de uma lâmpada e multiplicando-a pelo número de unidades instaladas na maquete. 




Para facilitar, vamos dar uma espiada no painel da fonte de  onde saem os fios.


As cores dos fios e suas respectivas voltagens de saída são padrões para todos os fabricantes. 
As cores que nos interessam e suas respectivas voltagens são as seguintes:
Preto – neutro
Vermelho: 5 volts
Amarelo: 12 volts (amarelo)

COMO PREPARAR A FONTE?


Não se assuste com a quantidade de fios. Recorte fora os plugs e todos os fios que não tiverem as cores relacionadas acima. Isole-os para evitar curtos. Deixe os demais fios com aproximadamente 20 cms. Observe  que na foto acima o fio verde está ligado a um fio preto. Na fonte ATX é necessário fazer esse “jump” porque senão ela não funcionará. 

COMO USAR OS FIOS QUE RESTARAM?
Como vão sobrar muitos fios das cores citadas, você pode usá-los aos pares para iluminar a maquete, inclusive  destinando  um par aos postes, outro às casas, outro às indústrias, e assim por diante. 
Coloque conectores do tipo destacado na foto abaixo aos pares de fios. Isto facilitará o manuseio da fonte e a conexão dos fios que alimentarão a maquete. Tendo em vista que essas fontes oferecem uma boa amperagem em corrente contínua, elas são excelentes para alimentar circuitos ou aparelhos que necessitem de 12 volts.


Chaves independentes para ligar os diversos setores da maquete são bem adequadas. A iluminação setorizada enriquece visualmente a maquete. Para  seccionar a iluminação basta que se coloque uma chave entre a fonte e o circuito que será alimentado.
Uma outra utilização prática da fonte é reservar um par de fios amarelo/preto para testes de “leds”.  Basta colocar um resistor de 1 K (foto abaixo) o qual será suficiente para testar os “leds” de todas as cores sem o risco de queimá-los.
Para evitar curtos circuitos é conveniente isolar as conexões com o espaguetti termo retrátil.


Com uma fonte de computador você terá uma boa forma de iluminar a sua maquete a um preço bem baixo. 
Se a quantidade de lâmpadas e a amperagem ultrapassarem o limite suportado pela fonte,  divida o circuito e acrescente outras fontes. Este cuidado dará uma margem de segurança à iluminação da maquete.
Bom trabalho e boa diversão.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giancarlo Valente:
      Quando faço algum tutorial ou bolo alguma dica, a minha primeira pergunta é: Isso vai servir para alguém? Se eu achar que nesse imenso universo de ferreomodelistas as informações poderão servir para uma única pessoa, mesmo assim eu posto a minha contribuição, porque sou de um tempo em que, no nosso hobby, não existia nada e ninguém para nos ajudar em coisa alguma. De repente, por menor que seja a contribuição, em algum lugar do mundo a informação poderá ser útil. É por isso que continuo postando. Obrigado pelo apoio.

      Excluir
    2. Parabéns Balan. Para mim está sendo útil e acho que para muitos outros aprendizes do hobby. Paulino.

      Excluir
  2. Obrigado amigo por esse tutorial isso vai me ajudar muito um abraço nos vemos no próximo evento de Cubatão-sp .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, é sempre bom saber que o tutorial vai ser útil para alguém. Você já reparou como é fácil utilizar as fontes. Bom trabalho. Quanto a Cubatão, com certeza estaremos lá.

      Excluir
  3. Boa Balan,obrigado pelo tutorial,vou fazer na minha maquete e depois comento como ficou,mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo. Espero que as informações sejam suficientes. Qualquer outra dúvida, me escreva.

      Excluir
  4. Respostas
    1. jroberto, simples mas eficiente. E hoje conseguir essas fontes quase de graça, ou até de graça, é bem fácil haja vista a quantidade de computadores que vão para o lixo simplesmente porque estão ultrapassados.

      Excluir
  5. Muito grato por sua explanação, Balan...sou iniciante e certamente essas dicas preciosas me ajudarão muito. Boa sorte á vc e aos amigos ferreomodelistas.

    ResponderExcluir
  6. Fico satisfeito que tenha gostado. ?Se houver alguma dúvida, me escreva. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bha rapaz me enteresa pois procuro fazer coisas com o que tenho em casa .foi de otimo proveito

    ResponderExcluir
  8. Marcos, fico contente que tenha sido útil prá você. Um grande abraço do Balan.

    ResponderExcluir
  9. Grato ao amigo pelas informações. Li que devemos ligar um resistor de cerâmica de 43hons-10W em 5v. para a fonte ficar mais estável. Só que não estou achando este resistor, o que uso para substituir o mesmo. Abs.

    ResponderExcluir
  10. Se você comprou uma fonte nova ou se a fonte está em bom estado, não vejo porque a necessidade do resistor. Sempre usei as fontes comuns para iluminação e não tive nenhum problema. Mas se você fizer questão para ter um pouco mais de segurança, numa loja especializada vão indicar um substituto ou de valores aproximados.

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS AMIGO!
    Obrigado pela dica muito útil mesmo.
    Abraço CLEITO.

    ResponderExcluir
  12. Como colocar um regulador de voltagem com voltímetro amperímetro em uma fonte ATX 12v ?

    ResponderExcluir
  13. FELICITACIONES POR ESTA CONTRIBUCION GRACIAS

    ResponderExcluir