segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PROJETO "MONTANHAS ROCHOSAS"



                        (Para ampliar as fotos basta clicar sobre elas)

É IMPORTANTE SABER...

Esse projeto não foi planejado como está. A ideia original era aproveitar uma tábua de MDF de 114,5 cm x 62 cm x 6 mm que estava num canto do meu ateliê para desenvolver sobre ela alguns tutoriais que eu tinha em mente. Só que quando comecei a fazer os primeiros riscos assisti pela TV um episódio da série “A América vista de cima“ que mostrava as Montanhas Rochosas... Fiquei encantado com o que vi. A ideia inicial virou pó e mudei tudo refazendo meu projeto para que eu reproduzisse um pedacinho da região mostrada no episódio citado.
Inicialmente fiz muitas pesquisas na internet, selecionando fotos das montanhas Rochosas que mostrassem rios, cascatas, lagos, vegetação, animais, as quais foram devidamente arquivadas para consultas.
Tenho um processo que pode parecer estranho mas que executo sempre que tenho um novo projeto. Após arquivar dezenas de fotos da região que me interessa volto várias vezes ao arquivo e olho demoradamente cada uma delas, observando detalhes de cores, texturas, margens de rios, formatos das cascatas, tipos de pedras, etc., etc.
Acredito eu que crio em mim um arquivo subjetivo de informações que vão aflorar quando eu estiver executando o projeto...

PRIMEIROS PASSOS

O primeiro passo foi desenhar sobre a tábua as linhas principais do projeto a ser desenvolvido.
Risquei o trajeto da ferrovia e depois fixei os trilhos sobre os riscos, colocando a ponte em seu lugar para ver como ela ficaria no conjunto. Risquei com um lápis o trajeto do rio, que depois acabaria sendo alterado. O desenho que parece uma escadinha marca o ponto da cascata. A parte branca é vestígio do meu tutorial “Como fazer asfalto em maquetes”...




Com um lápis de carpinteiro marquei bem o trajeto da ferrovia, uma vez que os riscos me serviriam de guia para fazer o elevado de madeira que daria a altura definitiva dos trilhos quando o Isopor estivesse fixado no fundo da caixa.




Na foto seguinte mostro como a caixa foi montada, inclusive como a base de madeira que deixaria os trilhos no nível do Isopor.
Testei o espaço destinado à ponte uma vez que depois do Isopor colocado não haveria a possibilidade de fazer alterações.




Na etapa seguinte, utilizando Isopor de alta densidade, fiz a  camada básica do cenário, efetuando no Isopor o corte para o trajeto do rio indicando onde ficariam as duas pequenas quedas de água. Nessa altura eu desisti da ideia de o rio atravessar todo o cenário, optando por fazer com que ele passasse pela cascata principal. Isso simplificaria o processo melhorando a distribuição dos elementos da paisagem.




Na imagem abaixo é possível ver onde acrescentei o Isopor após a ponte no sentido da correnteza do rio. Observem que já vou definindo o formato dos barrancos, efetuando cortes com um cortador de Isopor.




Na sequência fixei a cortiça que serviria de base para os trilhos e para o lastro utilizando uma grampeadeira. Sempre faço isso porque se houver necessidade de mudar o traçado, basta retirar os grampos e reaproveitamos a cortiça, mesmo que ela já esteja com o lastro e com os trilhos colados (1 – Veja no final do texto link onde ensino a efetuar consertos sem perder o material aplicado).




Costumo nivelar bem a cortiça lixando-a suavemente para aparar toda e qualquer saliência. Isso facilita a aplicação dos trilhos.



Depois de lixar a cortiça fiz a fixação das placas de resina que imitam pedras. Elas foram levemente aquecidas com um soprador térmico para permitir uma curvatura suave, ajustando-as ao local onde seria fixadas.. Atrás das placas, entre os pilares de madeira, inseri pedaços de Isopor para servirem de sustentação às placas de resina, que foram devidamente coladas no local.






Na foto abaixo dá para perceber bem as mudanças que fiz no traçado original do percurso do rio. Eliminei o trecho em que ele vinha da esquerda e recuei a cascata um pouco mais para esse mesmo lado. Essa mudança deu uma continuidade melhor à paisagem.




No trecho da ferrovia que ficaria sob o túnel, fiz a fixação dos trilhos uma vez que depois de o túnel estar colado em seu lugar não seria possível fazer o lastro. Observem que no final dos trilhos já pintei de preto a parede da caixa.
Adicionei novas camadas de isopor à esquerda do túnel.



Preparei o túnel em curva, conforme a foto acima. Depois de colado e seco, apliquei cola PVA sem diluição à parte interna e espalhei sobre a cola um produto chamado “Vermiculita”, que é uma pedra expandida usada em construções para isolamento térmico. Ela também é utilizada por floriculturas em vasos de flores.
Depois que a cola secou eliminei o excesso de vermiculita e fiz uma pintura inicial com aerógrafo, escurecendo levemente as pedras, deixando-as com uma cor bem próxima da tonalidade dominante de todas as pedras que iriam ser utilizadas no projeto.


Na fixação do isopor utilizo cola PVA (Durafloor) para assoalho, que é uma cola solúvel em água mas depois de seca é extremamente resistente à umidade.
Uma ferramenta indispensável é o cortador de isopor, para seccionar os pedaços de acordo com o perfil da paisagem e para dar o formato inicial com a eliminação das arestas.




 Na foto seguinte o portal do túnel, com uma pintura básica, já está em seu lugar (Woodland  C1253). O relevo à volta dele foi executado com Isopor de alta densidade. Nessa área também já foi aplicada a atadura gessada (2- Veja no final como aplicar a atadura).




Na foto seguinte todo o conjunto já recebeu a atadura gessada. Posteriormente fiz pequenas alterações no relevo, mas não foram significativas.




Outra foto num ângulo um pouco mais dramático...



PEDRAS E MAIS PEDRAS...

Todas as pedras utilizadas neste projeto e que apareceram inteiras ou fragmentadas nas fotos seguintes foram feitas com os moldes da Woodland. Como o volume de pedra era grande, desde o início do projeto preenchi com gesso duas ou três formas por dia. Isso daria tempo suficiente para que elas ficassem bem secas quando chegasse o momento de utilizá-las.




Costumo fazer a fixação das pedras utilizando o seguinte método: deixo as pedras alguns segundos na água para que fiquem bem umedecidas, aplico uma porção de massa acrílica na sua parte posterior e fixo a pedra no lugar. Pequenas sobras da massa acrílica devem ser retiradas com muito cuidado porque se elas se fixarem sobre a pedra, neste local ela não absorverá a pintura, ficando pequenas manchas.



Esta é a visão do lado voltado para a cascata.



Nesta foto mostro a parte que ficou sob a cascata. Coloquei pedras pequenas porque sobre ela aplicaria musgos, que é a vegetação que brota onde as águas escorrem.




Nesta etapa todas as pedras já foram colocadas. Com um pincel preenchi com gesso todos os espaços entre elas. Além disso, com gesso mole, fiz pequenos volumes sobre os níveis planos, para criar saliências que seriam mais adequadas à paisagem.





PINTURA DAS PEDRAS

Terminada a parte básica da paisagem o passo seguinte foi pintar as pedras. A técnica que utilizo é a adotada pela Woodland Scenics, chamada “leopardo”.  As cores que utilizei foram a preta, com diluição de 32/1 (água/pigmento) e 16/1, Yellow Ocher 1/16 e Stone Gray 1/16


A cor dominante escolhida foi a preta, diluída em 1/32 (água/pigmento). Apliquei pequenas manchas com essa cor em todas as pedras. Depois fiz manchas menores com o Yellow Ocrer e, finalmente outras manchas bem suaves com a cor Stone Gray. Passei novamente a cor preta 1/32 em todas as pedras. Tendo secado a tinta selei tudo com Matte Medium. Quando o Matte Medium secou apliquei uma camada de Black diluída na proporção 1/16 para ressaltar as fissuras. Finalmente reapliquei o Matte Medium para terminar a pintura. O resultado é o que pode ser visto nas fotos seguintes.







E na foto seguinte uma visão panorâmica com a pintura de todas as pedras.




FAZENDA A PINTURA BÁSICA DO PAISAGISMO

Tenho por costume, a partir desta etapa dos meus trabalhos, pintar toda a atadura gessada com a tinta   “Green Undercoat”, da Woodland Scenics (ref. C 1228) diluindo-a na proporção 1/16. Ela vai servir como base para todo o paisagismo que será feito na continuidade. Veja como ficou.


Nesta etapa preparei a base do rio aplicando com um pincel diversas camadas de massa acrílica. 
ATENÇÃO! Esta providência é necessária porque independentemente da pintura de fundo, como a base é feita com Isopor, se houver qualquer furo na massa acrílica a resina cristal irá fluir por ele e diluir o Isopor, destruindo toda a base.
Na sequência passei cola PVA diluída (3/1 cola/água) em cima da atadura gessada pintada de verde e apliquei  sobre a cola o “Blended Turf “ da Woodland Scenics (ref T1349). O resultado é o que se vê na foto seguinte.



Na foto abaixo deixei marcado o local onde vai correr um pouco de água de uma nascente ao lado do túnel.




A pintura que fará a base da cascata e do rio também foi executada nesta etapa.



O muro de arrimo feito de “pedras” também recebeu o acabamento final.


Abaixo podemos notar que toda a base do rio abaixo da cascata recebeu a pintura com tinta acrílica. A pintura mais escura é para simular profundidade na água.





O túnel recebeu os últimos retoques na parte interna.



Comecei a colocar as pequenas pedras na paisagem. Novamente utilizei produtos da Woodland Scenics  (Talus) referências C1278, C1279, C 1280 e C1281, na cor cinza porque elas são da mesma cor que as pedras maiores dos paredões e dos barrancos.  Como essas pequenas pedras representam aquelas que se soltam das pedras maiores por ação da natureza, ambas têm que ter a mesma cor.
Primeiro espalho um pouco de cola PVA sem diluição e, sobre ela, com uma colherinha, coloco pequenas porções de pedras pequenas, médias e grandes.



A base da cascata recebeu pedras maiores; nas margens do rio misturei os três tipos de pedras, dispondo-as como se tivessem sido arrastadas pela correnteza.



Observem como fiz uma parede de pedras na pequena cachoeira. Isto permitiu dar movimento à água na etapa seguinte do paisagismo. Neste local as águas ficariam “agitadas”.




Para simular os galhos secos arrastados pelo rio utilizei o produto “Dead Fall” (S30) da Woodland. As três fotos seguintes mostram onde foram adicionados à paisagem.







A cascata recebeu uma cobertura de musgo  (lichen) da Woodland (L162).
Com um pincel apliquei cola PVA sem diluição sobre as pedras. Colei os tufos de musgo e, depois que tudo secou, recortei os excessos com uma tesoura. Borrifei o musgo com Matte Medium e joguei sobre ele o "Blended turf" (green blend T49).



Nesta etapa adicionei mais pedras ao fundo do rio, dando preferência às margens.


Cachoeira: como fazer, eis a questão!

Não vou mentir, tanto em meu projeto anterior “O Vale da Ponte dos Arcos” quanto neste a minha maior dificuldade foi fazer uma cascata que se parecesse com uma cascata real. Foram diversas tentativas até que obtive um resultado que me deixou razoavelmente satisfeito. Esclareço que a cascata que é feita com “Water effects” da Woodland  (C1212) recebe posteriormente diversas camadas do mesmo produto, mas aí o “water effects”  recebe algumas gotas de pigmento branco da mesma Woodland (C1216).
Veja no final do texto como fiz a cascata (3)
Na foto a seguir faço a aplicação da cascata em seu lugar, utilizando como cola o próprio “water effects”, pressionando-a com um pinça.




Veja com a cascata ficou, já fixada em seu lugar. Ao lado dela, fiz uma outra mais estreita, uma vez que no alto do rio as águas se dividem em duas correntes. Observem como a lâmina básica de água ainda está bem diferente do resultado final.



A partir desta etapa comecei a colocar a resina cristal fina, levemente colorida com pigmento azul. Foram 5 camadas de resina cristal e a última camada com “Realistic Water” (Woodland  c1211).

IMPORTANTE!

Alguns detalhes importantes devem ser lembrados: apliquei camadas bem finas de resina para evitar que a reação química criasse ondulações indesejáveis. A resina cristal sem parafina líquida fica bastante pegajosa, por isso, e por uma questão de economia, utilizei o produto da Woodland apenas para fazer a cobertura final, uma vez que  a “Realistic water” faz sua secagem sem a necessidade de um catalisador.
Gostaria que observassem na foto abaixo o reflexo verde no lado esquerdo da água. Foi uma ideia que tive numa noite de insônia, onde me ocorreu que se eu passasse uma camada bem fina de resina cristal levemente colorida de verde na margem do rio, daria a quem olhasse a impressão de reflexo da vegetação. Deu certo!
Quando secou totalmente a camada de resina “Realistic Water”  comecei a adicionar à paisagem pequenos tufos de capim da Mininatur (MN72731 e MN72732), e da Busch (BH1308).



Iniciei a fixação das árvores na parte do meio da maquete (Heiki 2042, 2044 e 2049). Sobre os barrancos, após passar cola PVA com pincel,  coloquei “Foliage" (Woodland  F51),



Na sequência fui colocando árvores do lado esquerdo e acima da cascata.


Mostro em detalhes como faço o adensamento da vegetação, acrescentando galhos (Woodland  - Dead Fall – S30), “Foliage light green” (Woodland - F51). Para fazer a variação em degradé da “foliage” depois que ele foi fixada à pedra, passo novamente cola no meio dela e através da técnica “flyspecking”  adiciono “Fine turf green grass” sobre ela (Woodland T45). O visual fica bem interessante.


Enquanto fixava as árvores ao cenário aproveitei para melhorar o visual da cascata, aplicando “Water effects” para dar movimento à agua. Observem que adicionei vegetação ao lado das duas quedas de água e diversas pedras no rio acima da cascata. Do lado esquerdo, subindo pelas pedras, adicionei ramas de trepadeira (Silflor – Mininatur 930-21- Maple ffoliage spring).
Defronte a cascata inseri diversas árvores, cuidando para equilibrar o visual com bastante vegetação rasteira.





Na foto acima é bem fácil observar que as pedras estão muito brancas, sem preenchimento vegetal. Isto foi resolvido agregando a elas diversos tipos de vegetação, como pode ser verificado na foto abaixo.



O lado esquerdo da cascata também recebeu mais vegetação, com moitas, tufos e pequenas árvores.



Os dois lados do curso mais estreito da cascata também receberam pequenos tufos de vegetação, constituído de “Lichen  spring green” (Woodland – L161), pequenos galhos de “Fine-leaf foliage”  médium green F1131, light green F1132 e olive green F1133 (Woodland); foram colocados também tufos de capim da Mininatur “summer green tone pririe tufts”, além de pedaços de “Forest thicket” BH 1308 (Busch). Para complementar coloquei também várias moitas de “Summer green tone Prairie tufts” – MN 72732 (Mininatur).



Para obter a umidade sobre as folhas e as pedras, com um pincel passei várias camadas de “realistic water – C1211 (Woodland).
Nesta etapa adicionei mais camadas de “Water effects” sobre a cascata C1212 (Woodland). Com o mesmo material trabalhei a base da cascata adicionando movimento à água.



Ainda com o uso de “Water effects” apliquei movimento à água nas duas pequenas cachoeiras e no remanso que se forma na base delas. Moitas de capim e alguns galhos secos complementaram a paisagem. 





Para fazer o adensamento da vegetação sobre a entrada do túnel acrescentei pequenas moitas de “Fine-leaf foliage, Foliage-F52, e pequenos pinheiros da Heiki - 2059.



Nas margens do rio inseri pequenos pinheiros e moitas de “Fine-leaf foliage”.




Do lado direito do túnel também adensei a vegetação acrescentando novas árvores. Sob uma grande árvore da Heiki – 1345, uma fêmea de cervo amamenta o filhote, enquanto outro, um pouco maior, fica pastando.




É comum, nessas florestas, o aparecimento de muito material orgânico que vai se acumulando pelo chão. Para obter esse efeito utilizei o produto “Flock & turf – Green adirondack blend EX897C e dead fall forest debris EX896C (Scenic Express).


Experimentei um produto que ainda não havia usado em minhas maquetes, o “Super turf” da Scenic EX860B, com o qual fiz a árvore verde claro à esquerda da foto abaixo.



Nesta altura do projeto resolvi terminar a pintura da ponte e fixá-la em seu lugar. As três fotos abaixo mostram esse trabalho.
Na primeira foto estou fazendo a pintura base. Usei o “Primer universal cinza/gris”  00018, da Sherwin Williams, devidamente diluído.




Na sequência, usando um pincel macio, pintei as tábuas que servem de passarela ao lado dos trilhos. Usei tinta acrílica da Corfix – 113 vermelho óxido, bem diluído.



Era a hora de fixar a ponte em seu lugar, só assim seria possível assentar os trilhos, colocar o lastro e fazer o acabamento final da ponte.



Fiz a fixação dos trilhos usando preguinhos e um ponteiro para evitar que o martelo atingisse os trilhos.



O passo seguinte foi a aplicação do lastro, que faço com equipamento apropriado por ser mais rápido e por dar um resultado melhor.



Sempre deixo o lastro bem encharcado de água com algumas gotas de detergente,  para facilitar a penetração da cola.


 
E finalmente a cola, que é aplicada três vezes para dar boa resistência mecânica, uma vez que posteriormente eu retiro os preguinhos dos dormentes. Uso cola branca PVA, diluída a 50%.




Com os trilhos assentados e com o lastro seco dei o acabamento final à ponte. Para dar os tons de ferrugem nas conexões metálicas usei o mesmo vermelho óxido citado acima, acentuando a oxidação das ferragens que se ligam à base da ponte.





Na foto abaixo uma outra visão da ponte.



ETAPA FINAL DO PROJETO

Na foto abaixo mostro o trabalho de colocar pequenos arbustos na base das pedras. Para isso usei pedaços de “clump-foliage”  FC682, e de “Underbrusch” FC135, (Woodland). Depois acrescentei “Super turf” da Scenic EX860B, e pequenos galhos de “Fine-leaf foliage”, médium green f1131 e light green  f1132. Sobre toda a vegetação borrifei Matte Medium.



Nesta etapa, com a parte da frente do projeto com toda a vegetação em seu lugar, inseri a camada orgânica que se espalha pelo chão da floresta. Usei “Dead fall forest debris" EX896C e "Green adirondack blend" EX897C, ambas da Scenic Express. A fixação permanente foi feita com Matte Medium.



Para dar maior realismo pintei o arco superior do túnel com um esfumado de tinta preta.



Na sequência acrescentei novos elementos às margens dos rios: galhos secos, moitas de capim, “Fine-leaf foliage” na beira do barranco de pedras e, usando “Water effects” aprimorei o movimento das águas na pequena cachoeira. A espuma foi obtida acrescentando algumas gotas de pigmento branco da Woodland (C1216) ao “Water effects”, que foi aplicado com a ponta de um pincel de cerdas duras.



Na foto seguinte mostro como componho a vegetação mais baixa, aquela constituída de pequenos arbustos, gramíneas e moitas de capim. 




Outros pontos do rio também receberam galhos secos e extensa vegetação flutuante, que foi colada sobre a resina com Cianocrilato.



Os animais não foram esquecidos. Usei um kit da Woodland Scenics (1884).





Na foto a seguir dá para ver melhor em que lugar foram colocados os servos.


A parte superior do rio, acima da cascata, recebeu as camadas finais de resina cristal fina, levemente colorida de azul. Após a secagem da resina cristal, selei todo o conjunto com a resina “Realistic Water”, da Woodland.


DAQUI PARA A FRENTE MOSTRO UMA SÉRIE DE FOTOS QUE REPRESENTAM O TRABALHO CONCLUÍDO.











CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Algumas das técnicas apresentadas neste projeto foram desenvolvidas e testadas em projetos anteriores. Na sequência listo as técnicas e o link onde elas podem ser encontradas.

Qualquer dúvida, sugestões, informações, troca de experiências, podem deixar mensagem nesta página.

Outras observações:

Iniciei este projeto no dia 3 de maio de 2014 e o concluí no dia 12 de outubro de 2014.
Foram meses de muita dedicação, muito esforço, muitos acertos e muitos erros. Mas o mais importante é que eu sabia exatamente onde queria chegar. 
Mesmo que todo o projeto estivesse pronto em minha cabeça, diversas vezes minhas mãos não conseguiam acompanhar o que me cérebro exigia. Então desmanchava tudo e recomeçava, até que minhas mãos e meu cérebro entrassem em acordo sobre o nível do trabalho.
Com essa postagem dou todo o trabalho por concluído. Espero que ele sirva de incentivo e inspiração para todos aqueles que fazem do ferromodelismo mais do que um hobby, uma forma de viver a vida com muita alegria, amizade e satisfação.
Um grande abraço a todos!

37 comentários:

  1. Não apenas o trabalho executado, mas também o registro das etapas e a apresentação e explicação de técnicas comprovam a capacidade em criar, reproduzir e compartilhar que você tem. Parabéns Balan!

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    1. Agradeço as palavras generosas e o grande incentivo. Você, mais do que ninguém, sabe como é difícil projetar e executar algum trabalho que fuja um pouco da média. Quando vem o reconhecimento, pelo menos percebemos que o esforço não foi em vão. Muito obrigado.

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  2. meus parabens pelo exelente trabalho,e pela notavel explicaçao.voce é um grande incentivador deste notavel hobby...

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    1. Francisco Estevez, é óbvio que é tão difícil fazer quanto ir fotografando tudo e depois montar o texto. Mas faço isso com muito prazer. O reconhecimento e o retorno tem feito valer a pena. Obrigado pelo comentário.

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  3. Fantástico Balan. Parabéns por mais esse tutorial. Não só ensinou a fazer o que se propõe, mas também apresenta vieses para outras intervenções, segundo cada ferreomodelista. Parabéns e muito obrigado por compartilhar.

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    1. Silas, às vezes a inspiração vem de onde a gente menos espera. Mas o importante é que o projeto está concluído e, diríamos, dá para mostrar sem passar vergonha. Que sirva de ponto de apoio para todos aqueles que acreditam que podemos fazer um ferromodelismo de melhor qualidade.

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  4. Grande mestre Balan,

    Parabéns por mais este belo tutorial, belíssimo e rico em detalhes, este é o resultado de tamanha dedicação e amor no que se faz. Estou iniciando neste hobby e não canso de ver e rever seus tutoriais e aprendendo cada vez mais, já não vejo a hora do meu tablado ficar pronto logo kkkkk. obrigado mestre Balan pelos ensinamentos.

    Um grande abraço,

    Leonardo Eloi

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  5. Leonardo, descontando o exagero de me chamar de "mestre", fico contente que o meu trabalho esteja servindo de estímulo e inspiração para você.
    Estou à disposição no que puder ajudar.
    Um grande abraço do Balan

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  6. so passei para elogiar!!! vc é um artista!!! simplesmente lindo , perfeitao..maravilhoso!!!!!!! sem plavaras!

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    1. Guiile, retôrno como o seu, com palavras tão elogiosas, mostra-me que estou no caminho certo. Vou procurar caprichar ainda mais para merecer esses comentários generosos.
      Um grande abraço do Balan

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  7. parabens,estas dicas valem muito para mim,que estou inciando,e sem minguen por perto para ajudar. abrç

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    1. Liasbueno Moura, fico contente que as dicas sejam úteis a você. Se precisar de qualquer outra informação sobre o assunto faço contato comigo. Tenho o maior prazer e compartilhar.

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  8. Parabéns pelo trabalho e pelos tutoriais que são excelentes!!!

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  9. Ótimo trabalho, vou começar a minha maquete e suas postagens vão me ajudar muito..... obrigado pelas dicas

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  10. hello,,,,,"balan brasil" PLEASE !!! write to my email adress at united.scale.arts@gmail.com ,,,,, i have important bussiness to discuss with you !!!!

    interesting initiave you have here !!!!!

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  11. Parabéns, belo trabalho, estou fazendo uma maquete e me inspirei em muitas de suas técnicas. Obrigado e abraços!

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  12. Parabéns Balan !!! Maquete perfeita !!! Lindo trabalho e linda a iniciativa de compartilhar o passo a passo para os amigos ferromodelistas !!! Posso fazer uma pergunta a parte ?! (Não quero apontar seu dedo quando você mostra uma linda Lua... rsrs) Gosto muito da Union Pacific !! A locomotiva e os vagões provavelmente fazem parte de um SET !! Onde você comprou e quanto custou ? Qual o fabricante e a referencia ? Se você puder me responder ficaria agradecido !! Um abraço !!

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  13. Olá Pessoal! Parabéns ao Balan pelo excepcional trabalho, rico em detalhes e beleza. Para os demais amigos, gostaria de pedir ajudar, pois tenho vontade de iniciar no ferreomodelismo e nem faço ideia por onde começar! Caso alguém possa dar alguma dica agradeço. Abraços...

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    1. Marçal, antes de mais nada, obrigado por suas palavras generosas. Bem, o espaço aqui é pequeno para atender você com toda a informação necessária, mas eu aconselharia a começar pela página da Frateschi. Nela você vai encontrar dois livretos: ABC do Ferreomodelismo e Ferrovias para você construir. Faça o download dos dois livretos, é de graça, e particularmente o primeiro, leia-o diversas vezes. Nele está toda a base que você vai precisar para iniciar no ferromodelismo. Depois, quando se sentir mais seguro, escolha algum dos projetos do segundo livreto e divirta-se. Aproveite e dê uma boa olhada no You Tube. Existem milhares de tutoriais que lhe ajudarão na tarefa de conhecer um pouco melhor esse maravilhoso hobby. O link da Frateschi para os livretos é o seguinte: http://www.frateschi.com.br/site/?page=publicacoes
      Divirta-se e conte sempre comigo. Um grande abraço do Balan

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    2. Olá Balan! Obrigado pelas dicas e atenção dispensada! Tenho certeza que em breve serei mais um apaixonado por esse hobby encantador! Já baixei os livretos e agora é só começar. Novamente agradeço e desejo-lhe boa sorte em seus novos projetos e tudo de bom pra você! Abraços...
      Marçal.

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  14. Assim como o marçal, também sou "virgem" no Ferreomodelismo. Eu na verdade conheci pq estava procurando um outro produto no ML e de repente vejo locomotivas, vagões e estou uns 15 dias lendo, lendo estudando, lendo e etc. Não comprei nenhuma caixa básica ainda. Confesso Balan, que meu maior receio é a montagem da maquete pois, eu não tenho experiência e facilidade alguma com isso, nada, zero! Mas acho fantástico a dedicação. Parabéns pelo seu grandioso e lindíssimo trabalho e todo detalhamento. Fantástico! Um grande abraço

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    1. Douglas, quando resolvi fazer a minha primeira maquete só comecei porque fui numa loja e, incentivado por minha esposa, acabei comprando uma caixa básica da Frateschi. Como tablado usei uma mesa de ping pong que estava jogada num canto. Claro que tive muitas dificuldades porque quando comecei, nos anos 80, não havia informação nenhuma em nenhum lugar.Internet nem em sonho... Revistas sobre o assunto, praticamente nada. Assinatura de revistas do exterior era inviável, demorada e cara. Mas mesmo assim meti a cara e hoje posso garantir a você: não me arrependo um minuto de todos os momentos em que me dediquei ao hobby. Para começar, informe-se bem. Sugiro que entre no site da Frateschi onde há dois livretos disponíveis para download. No livreto ABC do ferreomodelista há praticamente tudo o que você precisa para começar. Sucesso na empreitada, e se tiver alguma dúvida me escreva. Um grande abraço do Balan.

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  15. Parabéns pelo trabalho, o nível de detalhes é imenso e muito belo. Estava querendo começar um projeto em 2017 e vendo o seu trabalho me senti bastante motivado. Espero que tenha mais projetos para nos mostrar. Que Deus te abençoe!

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    1. Obrigado pela benção e pelo comentário generoso. Estou com novos projetos, mas como boa parte do material é importado, está muito difícil dar andamento aos planos já que o governo, sem fazer maquete alguma, é o meu principal sócio, uma vez que os impostos de importação detonam a minha capacidade financeira. Vou ter que ir mais devagar. Um grande abraço do Balan.

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  16. Balan, criatura, estou sem palavras! kkk Dizer parabéns parece tão pouco diante da dedicação que vi em cada foto, em cada explicação! É muito amor, ou seria um vício? Rsrsr Amo miniaturas, amei essa riqueza de detalhes que vc empregou! Uma pena que aqui no Brasil tudo seja tão caro e lá fora, tão cheio de impostos... Tem que amar mesmo, né! Seu zelo com cada detalhe me encheu de motivação para retomar esta arte a qual eu também devoto amor e talvez um bocadinho de vício! k Abraços, querido!

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  17. Marcia Santos, comentários como os seus também me enchem de motivação para melhorar ainda mais. Realmente gosto muito do que faço, e como faço por prazer e não cobro nada por isso, o retorno de pessoas tão generosas e gentis nos comentários como você, deixa bem claro para mim que todo o esforço valeu a pena. Muito obrigado, de coração!

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  18. Balan,gostaria apenas de agradecer esta postagem!
    Estou iniciando uma maquete sem antes ter nenhum tipo de contato com este hobby que é na verdade uma arte...abandonei minha maquete pelo mesmo motivo que citou acima...minhas mãos não acompanhavam oque meu cérebro imaginava.
    Enfim após esta leitura estou disposto novamente a me aventurar neste projeto...muito obrigado!
    Alan.

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  19. Alan, é muito gratificante receber retorno como o seu porque a gente vê que a postagem foi um sopro a acender aquela brasa que estava sob um monte de cinzas. O fato de suas mãos não acompanharem o que você imaginava significava apenas que elas estavam em estágios diferentes. E só há uma forma de equipará-las, treinar as mãos! Dá trabalho mas é muito gostoso descobrir que tendo que fazer e desmanchar várias vezes o seu projeto vai tomando forma como você imaginava. Você não tem ideia de quantas vezes passei por essa situação. Vou dar uma exemplo deste mesmo projeto. Você acha que a cascata tomou essa forma já da primeira vez? De jeito nenhum! Ela foi refeita diversas vezes até que o visual ficasse no mínimo "aceitável". Não desista frente à dificuldade. Volte, sim, e você vai lamentar ter demorado tanto para voltar. Sucesso, e pode sempre contar comigo. Um grande abraço do Balan.

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    1. Obrigado!
      Voltei com força total!!!ja estou comecando a cobrir com gesso a parte das montanhas ...infelizmente estou sem ideias do que fazer em uma das areas planas da maquete.
      Meu projeto e somente de montanhas e um lago grande com uma ponte,mas sobrou essa area que nao sei bem oque fazer,talvez eu faca algum tipo de serraria no meio da floresta...enfim obrigado por tudo!
      deixarei meu contato,se quiser lhe envio fotos do projeto...
      (19)98298-0174

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  20. Mehh oque é isso ? poxa pura arte mesmo parabéns !!

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    1. Obrigado pela gentileza. Tenho procurado fazer um trabalho de boa qualidade. Fico feliz que tenha gostado.

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  21. Balan, olá meu amigo.

    Sou um amante do ferreomodelismo desde os meus tempos de moleque. Meus pais me levavam para itanhaem, saindo de santos, em uma viagem num Fepasa para passageiros (infelizmente não existe mais). E quando descobri que essas máquinas existiam em escala para tê-los dentro de casa, foi como aproximar o negativo com o positivo de um ímã. Paixão a primeira vista.
    Aos modelos em escala HO fui apresentado pelo filho de minha madrinha. Mas tive que conter esta minha paixão pois é um hobby relativamente caro para o padrão brasileiro e meu pai não queria ajudar (patrocinar) meu desejo. Eis que aos 25 anos me vi morando sozinho, trabalhando e automaticamente esse desejo aflorou novamente em mim. Porém durou pouco. Ja havia comprado material para o traçado A+B+B+C da Frateschi e estava começando sozinho meu sonho quando um outro sonho ainda maior cortou o hobby - meus filhos Pedro e Álvaro.
    Tive que "dar um tempo". Acabei me desfazendo do tablado e grande parte do material rodante. Mas ainda possuo minhas duas caixas básicas completas.
    Anseio por retomar o hobby dentro em breve (agora vai!!! rsrsrs), e cara, navegando pela internet em busca de material de auxílio para decoração e técnicas de paisagismo em escala me deparei aqui com o seu blog. Que coisa maravilhosa voce produziu aqui nesta página. Fico babando em cada post que você faz e admirado com tamanho detalhamento que nunca vi antes em maquetes que vejo em outros sites do gênero, e no próprio youtube. Ja adicionei o seu blog nos meus favoritos e com certeza será o meu tutorial para a minha grande reestreia no mundo do ferreomodelismo.
    Parabéns pelo trabalho, e principalmente, parabéns por compartilhar o seu conhecimento com tantos outros aficionados por este hobby apaixonante. Forte abraço, fique me paz. Ganhaste mais um amigo virtual.

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  22. André, começar o dia lendo um comentário como o seu me faz ter a certeza de que já ganhei o dia. E por vários motivos. Primeiro porque você não deixou morrer o sonho que havia em você, segundo, por confirmar mais uma vez que quem contraiu o "vírus" do hobby nunca mais se livra dele, e terceiro (mais importante) é que através do tutorial ganhei mais um amigo.
    Bem vindo de volta ao ferromodelismo e fique muito à vontade se precisar de alguma outra informação. Se eu souber eu compartilho, se eu não souber aprenderemos juntos. Um grande abraço do Balan. (Estou no Facebook. Procure por meu nome e me adicione, por gentileza. Como você não deixou seu nome inteiro não tenho como adiocioná-lo)

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  23. Olá Balan. Parabéns pelo projeto. Ótimo trabalho e explicações. Uma pergunta: como procuro essas resinas pra fazer a água na maquete? Pra fazer o efeito água?

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  24. acho excecional o seu trabalho e gostaria de fazer algo semelhante, mas minha dificuldade esta nos materiais.... eu não tenho acesso ao material importado e dependo de soluções caseiras ... em especial os ligados a agua.... alguma sugesyão?

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    1. JpClass, para a água, como você viu, eu uso o produto da Woodland Scenics. Dá para economizar e colocar esse produto, que é importado e caro, só na última camada. Tem um pessoal usando o vidro líquido da Acrilex. Não experimentei, mas me falaram que o resultado é razoável.

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  25. Would have been nice to have a translation of the Spanish to English so I ( and others) could understand. The photos were awesome however.

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