sábado, 4 de janeiro de 2014

COMO FIXAR AS CONSTRUÇÕES NO TABLADO?


Quando você vai fixar alguma construção sobre a maquete deve levar em consideração  que ela poderá necessitar de reparos, uma nova pintura, uma modificação no modelo ou a troca de uma lâmpada que queimou. Se colar, certamente algo vai estragar na hora em que a construção tiver que ser removida.
A dica a seguir mostra uma maneira fácil e prática de fixar suas construções no tablado. A técnica utilizada permite que a peça (se precisar de reparos) possa ser retirada quantas vezes você necessitar sem que o conjunto se faça em pedaços, como é comum acontecer quando as construções são coladas ao cenário.
A foto abaixo mostra onde eu deveria colocar o prédio do laboratório e do almoxarifado na minha maquete VALENE - Uma siderúrgica dos anos 40.
O espaço já estava preparado com as dimensões do edifício.

Este é o prédio que iria ocupar o espaço indicado na foto acima


COMO FAZER?

Corte uma pequena ripa de madeira (normalmente uso balsa) para que caiba exatamente dentro das duas extremidades da construção. Em seguida faça um furo exatamente no meio dela e coloque um parafuso com comprimento adequado para atravessar o tablado. Faça o furo bem justo para que você possa rosquear o parafuso na madeira. Cole o parafuso na madeira com adesivo instantâneo. 
Fixe a ripa na construção conforme mostrado na foto abaixo, colando-a nas extremidades. Não esqueça de deixar pronta e em seu lugar a iluminação do edifício. 




MOLDE

Depois de fixar o pedaço de madeira com o parafuso na construção, fica muito difícil marcar no tablado de forma correta o local do furo para passar o parafuso. Então, o pulo do gato é fazer um molde da construção a ser fixada.
Pegue um papelão maior que o fundo do edifício, faça um furo bem no centro do papelão, passe-o pelo parafuso e encoste-o na base da construção, conforme foto abaixo.



Vire a construção e com uma caneta risque todo o contorno do edifício. Não esqueça de anotar no papelão o lado da frente do prédio.



Com uma tesoura recorte o papelão.


Coloque o papelão onde vai ser fixada a construção e risque o local onde deverá ser feito o furo para a passagem do parafuso.


Como a construção vai ser iluminada, não esqueça de fazer mais um furo para a passagem dos fios.


 Na foto abaixo a construção já está em seu lugar, o parafuso já recebeu arruela e porca debaixo do tablado, e os fios de iluminação já foram ligados à rede que alimenta toda a maquete.

Pronto! O edifício já está iluminado e ajudando a embelezar a maquete.
O mais importante é que, não importa quantas vezes você necessite retirar a construção, sua tarefa vai ficar muito mais fácil com a técnica explicada nessa dica.


Contatos com o autor: através de mensagem nesta página.

-.-.-.-.-.-.-.
Gostaria de lembrar que cópias para outros endereços são proibidas. Apenas são permitidos links para esta página.